Buscar

Respiração para equilibrar as energias Yin e Yang

A respiração alternada é muito poderosa e é considerada um pranayama, que significa o controle do ritmo da respiração por meio de exercícios, auxiliando-nos a harmonizar nossa potência interna, equilibrando corpo e mente.

Por meio dessa técnica podemos equilibrar o nosso sistema nervoso simpático e parassimpático.


O sistema simpático é responsável por alterações no nosso organismo em situações de estresse. Ele que nos deixa em alerta e naquele estado de luta e fuga e que libera adrenalina no nosso corpo.


Já o sistema parassimpático é o oposto, é ele que ativamos quando nos acalmamos ou quando vamos dormir, ele diminui o nível de estresse no nosso corpo.


O sistema parassimpático é ativado pela narina esquerda enquanto que o simpático pela direita, por isso que essa respiração das narinas alternadas promove o equilíbrio entre eles.


Se falarmos de Yin e Yang, o equilíbrio também ocorrerá, pois o Yin nos lembra os aspectos de recolhimento, calma, tranquilidade ao mesmo tempo que o Yang nos traz a condição da ação, da prática, da lógica.


Deixo aqui para vocês esse vídeo sobre como realizar a respiração.

Você pode começar praticando 3 minutos e aumentar gradativamente até 15 minutos.


Separe alguns minutos do dia para treinar essa consciência de presença por meio desta prática, pois quando respiramos conscientemente aumentamos a nossa vitalidade e potencial.

Aproveite!


Luisa Magnus

@luisamholistica

5 visualizações0 comentário