Buscar

A Era do Compartilhamento e do Imediatismo

Estamos vivendo uma transição de eras e a nova traz as inovações e as tecnologias com mais força do que a anterior. Saímos da revolução industrial e chegamos no que eu chamo de "revolução online". De era em era e continuamos ainda no mesmo mundo dual, dos opostos.


E aí eu te pergunto:


  • Como você usa as redes sociais?

  • Você sente que elas te agregam ou que elas tomam seu tempo?

  • Você está usando para o bem maior ou não?


Ou seja, tem te feito bem ou não?


As informações chegam tão instantaneamente que a humanidade tem tido preguiça de pensar, o senso crítico foi deixado de lado e foi substituído pela primeira notícia que chega no seu celular. Conseguimos comprovar esse comportamento ao observar a quantidade de notícias falsas que estão surgindo e a facilidade que as pessoas têm de acreditar e c o m p a r t i l h a r. Além disso, temos outro comportamento que tem se destacado nas buscas de ajuda por aí, inclusive nos meus atendimentos, que é a procrastinação.


Estamos sendo ensinados que as coisas chegam fácil, então, qualquer mínimo esforço a mais não compensa.

Vamos a exemplos:

Se eu busco um objeto no google imediatamente surgem milhares de propagandas do mesmo objeto; lemos notícias e informações a partir da rede social, como o Instagram, e não procuramos mais um blog ou livro para ler uma informação um pouco maior (que nos levaria de 2 a 3 minutos lendo); queremos vídeos com legendas para ir pulando partes pois não conseguimos levar mais de 30 segundos no mesmo foco; vídeo aulas são feitas com opção de aumentar a velocidade do vídeo; para vender um item, seja ele qual for, é preciso facilitar ao máximo para o consumidor, senão a venda é perdida mesmo que o seu produto tenha uma qualidade melhor que outro…


E aí te pergunto agora:

Está valendo a pena para você? Como consumidor e como criador?


Precisamos aprender novamente a sentir e a pensar antes de tomar atitudes impulsivas, seja em uma compra específica ou no compartilhamento de qualquer notícia ou assunto.


Podemos dizer que essa nova era nos aproxima um dos outros, mas será que isso está se tornando uma justificativa para pensar menos, agir menos, sentir menos e trocar menos?


Resolvi escrever esse texto como mulher autônoma que tem como propósito levar o conhecimento adiante, auxiliando as pessoas a terem mais lucidez e uma vida de qualidade e que tem sentido falta das trocas sinceras, dos feedbacks construtivos, dos bate-papos, das conversas intermináveis.


Não precisamos nos desconectar para nos conectar, seria impossível hoje em dia, precisamos apenas ser nós mesmos e estarmos presentes, da maneira que for.


Te convido então a refletir, sentir e fazer alguma mudança no seu dia-a-dia.


Se precisar de ajuda é só me chamar,

Eu sou Luisa Magnus e agradeço ter lido até aqui


+55 51 98194 6018

Podcast spotify: Caminho do Meio - Luisa Magnus

Meditações youtube: Luisa Magnus

Instagram: luisamholistica


10 visualizações0 comentário